O marketing de afiliados não é nada mais, nada menos do que um dos maiores modelos de negócios da atualidade, uma vez que cada vez mais empresas e usuários trabalham em parceira com o objetivo comum de vender cada vez mais, o que é bom para ambas as partes.
Este tipo de marketing é uma maneira eficaz de aumentar o tráfego de diversos sites e aumentar a receita que os mesmos geram e consequentemente, empresas e anunciantes aumentam seus ganhos com a venda desses produtos.
Ao participar e promover um programa de afiliados, o afiliado (nomenclatura dada à pessoa que anuncia os produtos em seu site ou através de links específicos), é remunerado de acordo com o modelo do programa que está fazendo parte. Esta remuneração é feita pelo custo das ações que o programa define previamente, as mais comuns costumam ser:
– Cliques (CPC – Custo por clique)
Ao ser remunerado pelo clique, toda vez que um usuário clica em um formato de anúncio que o afiliado disponibiliza, ele receberá o valor definido pelo programa, independentemente do tipo de anúncio. Como na maioria dos casos, este formato é disponibilizado por empresas que buscam tráfego para seu site, os cliques são contabilizados por IP, o que significa que mesmo que o anúncio receba dois cliques do mesmo IP, o afiliado será remunerado por apenas um.
– Lead (CPL – Custo por lead)
Neste modelo, o afiliado é remunerado sempre que um usuário tem sua ação validada e se torna um cliente potencial para a empresa, embora o afiliado possa gerar X leads, muitas vezes, as empresas revogam esse número, pois é necessário que essa ações sejam validadas por alguns critérios e se tornem leads válidas.
– Venda (CPV – Custo por venda)
Muitos programas de afiliados trabalham com este modelo negócios, na maioria dos casos os anunciantes são lojas de e-commerce e o afiliado tem por objetivo gerar vendas neste site de comércio online. Ao trabalhar com CPV, os afiliados recebem um valor X por comissão sobre o total da compra que aquele usuário fizer no site.
– Formulário (CPF – Custo por formulário)
A remuneração neste modelo é feita por formulário preenchido, seja ele um formulário simples ou completo. Ao ser direcionado para uma landing page com formulário e preenchendo o formulário, o usuário faz com que o afiliado receba o valor fixado anteriormente por este formulário, mesmo que ele não venha a se tornar um cliente da empresa.
Por exigir disciplina, o marketing de afiliados pode ou não ser benéfico para o afiliado, uma vez que o esforço para ter retorno neste modelo de negócios, depende muito do empenho e do tempo empregado.
Portanto, antes de se tornar um afiliado, é bom estudar o mercado de afiliados e aprender mais sobre a categoria de produtos que você pensa em atuar e também sobre o modelo de remuneração, além de analisar o que outros afiliados estão fazendo para poder criar uma estratégia de negócios que possibilite bons retornos sobre o investimento longo prazo.
Sobre o Autor
0 Comentários