Como adquirir o hábito de estudar

<a href=Projetado pelo Freepik" width="1024" height="1024" srcset="https://evoluaseuconhecimento.com/wp-content/uploads/2018/03/34605-NZPAI1-1024x1024.jpg 1024w, https://evoluaseuconhecimento.com/wp-content/uploads/2018/03/34605-NZPAI1-300x300.jpg 300w, https://evoluaseuconhecimento.com/wp-content/uploads/2018/03/34605-NZPAI1-768x768.jpg 768w, https://evoluaseuconhecimento.com/wp-content/uploads/2018/03/34605-NZPAI1-1536x1536.jpg 1536w, https://evoluaseuconhecimento.com/wp-content/uploads/2018/03/34605-NZPAI1.jpg 1666w" sizes="(max-width: 1024px) 100vw, 1024px">

estudo é uma tarefa a que devemos dedicar tempo diariamente para torná-lo mais leve, além de que os conceitos são adquiridos melhor estudando gradualmente.

Talvez tenha acontecido com você: você passou toda a tarde antes do dia de uma prova para estudar, e quando você se senta na frente do teste, você não entende nada o que está sendo perguntado. Veja abaixo como adquirir o hábito de estudar:

 

O melhor hábito é estudar diariamente

Nas escolas e universidades há épocas que provas e trabalhos muito diferentes são realizados. Estudar tudo junto no mesmo dia apenas o levará a confusão entre conceitos e a uma espécie de saturação de aprendizagem.

Depois de sair das aulas e voltar para casa, tire um tempo para fazer o que gosta. Beba um refrigerante, leia uma revista, dê uma volta. Com sua mente relaxada, pegue seus livros e anotações e releia, ou reveja os capítulos do livro que foram vistos na aula. Desta forma, você poderá definir os conceitos de forma mais simples, além de tirar todas as dúvidas.

 

Estude em um bom ambiente

O ambiente de estudo em que estamos é uma das principais coisas que influencia na forma como aprendemos. Quando você estuda ou revisa o que é visto na aula, tente fazê-lo com a mente e o corpo relaxados, em uma sala ou quarto bem iluminado e isolados de ruídos e distrações.

Não estude junto à TV ou rádio, também não faça isso em um lugar cheio de pessoas falando alto e se divertindo. Melhor na biblioteca ou no seu quarto. A falta de distrações permitirá que você se concentre melhor e absorva os conceitos como uma esponja.

 

Faça anotações e diagramas

Ao rever o que aprendeu durante o dia, certifique-se de ter uma folha de papel para anotar as coisas mais importantes. Veja a criação de diagramas, tabelas, resumos para consertar o conteúdo. Se for útil, leia o que foi visto no dia anterior, para corrigir os conceitos de uma maneira melhor. Depois de fazer essas anotações, dê uma nova pausa e leia tudo antes do final do dia.

Se você estuda, todos os dias, pouco a pouco e em um ambiente relaxado, você verá, no dia que chegar o dia das provas, o estudo será apenas uma revisão, porque você terá absorvido todas as matérias.

 

Não perca seu tempo.

É paradoxal que, estamos sempre reclamando de falta de tempo; possivelmente, porque não sabemos como tirar proveito disso. A primeira coisa que você deve saber é que, com certeza, está desperdiçando muito tempo.

Propomos um exercício: imprima uma tabela com todas as horas do dia e sete dias da semana. E cada hora no ponto escreva o que você está fazendo: dormindo, comendo, trabalhando, estudando, assistindo… Você pode se surpreender com quanto tempo você perde com atividades que não o ajudam a atingir seus objetivos ou que muitas atividades roubam tempo, tudo isso devido à falta de planejamento.

Em seguida, tente fazer um cronograma apropriado, colocando uma hora de início e uma hora de término para suas sessões de estudo (mais 30-60 minutos extras para incidentes) todos os dias. Lembre-se de descansar pelo menos um dia, muito mais útil no domingo, para começar a semana com mais energia e ativação.

Uma vez feito, será muito mais fácil para você distribuir o tempo para cada tarefa dentro desse cronograma.

 

Descanse.

Como dissemos, as rupturas influenciam mais do que pensamos nos nossos hábitos de estudo (e até mesmo nos hábitos de trabalho). Além da necessidade de dormir e descansar à noite, as quebras durante uma sessão de estudo também são importantes.

Ao contrário do que muitos estudantes podem pensar, estudar maratonas sem descanso são infrutíferas. O ideal é fazer pequenas paradas de 5-10 minutos por cada 40-60 minutos de estudo.

Por um lado, porque permitimos que nossa mente e corpo descanse, quebrar com monotonia, recuperar força, etc. Por outro lado, porque durante essas pausas, podemos tirar proveito de certas distrações (como ir ao banheiro ou comer), embora devamos ter cuidado com as distrações que podem “ligar” mais tempo do que o desejado (olhe para o telefone, assista televisão, converse com alguém). E também, porque sem descanso, o que é aprendido não é consolidado.

 

Sobre o Autor

Rogerio
Rogerio

Olá! Meu nome é Rogério, atuo atualmente no ramo financeiro e pretendo com este projeto ajudar pessoas a evoluir em sua vida adquirindo conhecimento e colocando-o em prática! Afinal conhecimento é o maior investimento que você pode fazer e será seu maior ativo, pois ninguém pode tirá-lo de você!

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *