No marketing, persona é o nome que se dá a uma personagem fictícia que tem por objetivo, representar um cliente ideal de uma empresa. A persona é criada com o objetivo de ajudar o time de marketing a entender melhor quem é e o que busca o cliente de uma empresa.
Todos sabemos que para se obter sucesso em uma estratégia de marketing, é preciso conhecer bem o público para o qual ela está sendo direcionada.
Com a transformação que o marketing online vêm sofrendo nos últimos anos, sua abordgem têm se tornado cada vez mais “consumer centric”, ou seja, cada vez mais, o consumidor tem o papel de protagonista nas estratégias de marketing digital.
A persona ou buyer persona foi criada com o intuito de otimizar, segmentar e definir as pessoas que compõem determinado público-alvo, além de apontar o que este público faz e gosta.
Para diferenciar pessoa e público-alvo, é necessário fazer algumas diferenciações, tais como:
– Público-alvo: sua definição é ampla, hábitos não são abordados, não se refere a alguém específico, é basicamente a definição de pessoas que podem se interessar pelo seu produto.
– Persona: sua definição é bem específica, um personagem específico para se dirigir a esta persona é criado, hábitos e trabalho são abordados detalhadamente, é o consumidor ideal de um produto.
As vantagens de se criar uma persona são, além de ter um direcionamento para tudo que será criado na estratégia de marketing digital da sua empresa, é ter alguns pontos onde sua persona será indispensável e será utilizada na definição desta estratégia de maneira efetiva.
Uma vez que esta persona será responsável por toda a orientação da estratégia de marketing, principalmente da produção de conteúdo, deve-se ser levado em consideração a linguagem, o tipo de conteúdo, bem como o formato que esta persona gostaria de consumir.
O uso de uma boa persona pode trazer resultados extraordinários para sua empresa, portanto, não economize esforços na criação da sua persona.
Lembre-se de que personas não podem ser criadas a partir de suposições, é necessário que hajam estudos e pesquisas. É de extrema importância conhecer bem o seu próprio negócio e os hábitos de compra de seus consumidores.
Após o estudo para criação da sua persona, é importante tentar encontrar as características comuns entre os consumidores, sejam elas quais forem.
Para a criação da persona, é realmente importante personificar sua personagem, ou seja, escreva em algum lugar, seu nome, idade, profissão, hábitos pessoais e profissionais.
Pense que sua persona não é apenas uma personagem que foi escrita em algum lugar, pense nela como uma pessoa real, justamente, porque você estará criando conteúdo para uma pessoa real.
Mas não pense que sua persona não precisará de ajustes, uma vez que você conhece as preferências da sua persona, lembre-se de que nem sempre acertará em cheio sobre quem ela é.
Otimize sempre seus processos de descoberta afim de melhorá-los e utilize-se de “calls-to-action” para atrair seu público a engajar com seu conteúdo e vê-lo como autoridade no mundo digital.
Sobre o Autor
0 Comentários