A persuasão é uma metodologia de diálogo que se utiliza de recursos lógicos, racionais e até recursos simbólicos para fazer com que alguém aceite uma ideia, uma atitude ou até mesmo executar uma ação.
Persuasão não é a mesma coisa que manipulação, uma vez que esta não é uma forma de levar outras pessoas a realizarem os seus desejos e muito menos uma maneira de levar vantagem sobre as mesmas.
Contudo, é possível sim, convencer as demais pessoas a fazerem algo que você queira que elas façam, a partir do momento que isso também seja vantajoso para elas.
A persuasão está inserida nas mais diversas situações do nosso cotidiano, desde tentarmos convencer alguém de adotar uma postura que entendemos como sendo correta, até ao negociarmos um desconto em algum produto, por exemplo.
Certamente, você influencia as pessoas ao seu redor até mesmo sem nem perceber, pode ser com atitudes ou argumentações.
É importante saber que você pode saber as melhores técnicas para se persuadir alguém, desde qual a melhor linguagem corporal a ser adotada e até mesmo pode saber o que a outra pessoa espera escutar. Porém, se você escolher o momento inadequado para utilizar todas essas técnicas de persuasão, de nada adianta saber ser persuasivo, pois você falhará em convencer até mesmo as pessoas mais flexíveis.
Em suma, as pessoas são mais fáceis de serem convencidas após terem agradecido alguém, pois geralmente, estas pessoas sentem em dívida com a outra pessoa.
Sendo assim, se alguém lhe agradece por alguma coisa que você tenha feito, existe a possibilidade de que esta seja uma boa hora para aplicar suas técnicas de persuasão.
A empatia é com certeza, a melhor chave para ajudar a convencer pessoas.
Portanto, coloque-se no lugar da outra pessoa e imagine como ela gostaria de ser convencida.
Empatia é com certeza, o fator que levará com que você convença mais pessoas. Contudo, para conseguir gerar empatia é necessário saber a diferença entre os perfis de pessoas, estes são os perfiz mais comuns:
Pessoas que pensam em conjunto x pessoas que pensam individualmente: as pessoas que gostam de pensar sozinhas, geralmente precisam de mais tempo para se decidirem. Já as pessoas que preferem tomar decisões em grupo, normalmente, gostam de sessões de brainstorming, o que pode ser uma ótima oportunidade para discutir ideias e consequentemente, convencer essas pessoas.
Perfil Auditivo x Perfil Visual x Perfil Cinestésico: ao conseguir unir elementos visuais com elementos auditivos, além de sensações e experiências, você será capaz de atingir os 3 perfis de uma única vez.
Pessoas falantes x ouvintes: a diferença entre estes perfis é facilmente perceptível. Pessoas que tem um perfil ouvinte, conseguem facilmente prestar atenção naquilo que outras pessoas estão lhe dizendo, já pessoas que tem um perfil falante, geralmente perdem a concentração ao ficarem no papel de ouvintes.
Por mais diferentes que as pessoas sejam, de modo geral, todas elas costumam apresentar comportamentos parecidos ao se depararem com determinadas situações.
Portanto, com este conhecimento se torna fácil persuadir qualquer pessoa.
Sobre o Autor
0 Comentários