Por que SEO é importante?
Antes de começarmos, é preciso saber o que significa SEO e para que ele serve.
A sigla SEO significa Searh Engine Optimization e sua tradução literal quer dizer otimização para motores de busca.
O SEO serve para melhorar o rankeamento orgânico de páginas da web, para que elas possam estar entre os primeiros colocados na busca orgânica dos buscadores, principalmente no Google, utilizando estratégias e um conjunto técnicas para aumentar a relevância do conteúdo dessas páginas através de palavras-chaves que sejam relacionadas ao conteúdo das páginas em questão.
Ao elaborar sua estratégia de marketing digital, a primeira coisa que deve ser levada em consideração, é o SEO, uma vez que seus resultados levam um período de tempo maior para serem atingidos, diferentemente de outros canais, onde é possível obter resultados quase que imediatamente.
Conheça algumas ferramentas utilizadas no SEO
– Google Trends: é uma ferramenta do próprio Google, onde é possível verificar os termos mais populares ou o volume de busca de um termo específico dentro de um período de tempo
– SEMrush: permite que se faça um acompanhamento da concorrência, além de permitir saber o que o público está buscando.
– Yoast: é um plugin para WordPress utilizado na medição e análise do conteúdo que será postado em uma página do Wordpess, com ele é possível fazer alterações no conteúdo de modo que ele fique otimizado para SEO.
– Character Count: essa ferramenta mostra a quantidade de caracteres existe em uma página, uma vez que o Google mostra apenas os primeiros 50 a 60 caracteres do título de uma página e de 150 a 160 caracteres de uma meta descrição.
– SimilarWeb: com essa ferramenta é possível obter informações gerais de um site, já que ela considera todas as fontes de tráfego, disponibilizando dados como bounce rate (taxa de rejeição), informações sobre tráfego e mais.
Tipos de SEO e suas diferenças
Existe mais de um tipo de SEO e nem todos eles são bem-vindos aos olhos do Google. Entenda sobre eles e suas diferenças.
– SEO White Hat: White Hat SEO é o nome que se dá às boas práticas realizadas a fim de melhorar o ranqueamento de um site nos motores de busca. Este tipo de estratégia contempla a criação de conteúdos qualificados considerando segmentos relacionados à determinada marca, além de cuidados com a experiência do usuário.
SEO Gray Hat: este tipo de SEO é uma é uma técnica que está entre o White Hat e o Black Hat, ou seja, está em um meio termo entre o que é bom e o que é ruim de acordo com o Google. Isso significa, que mesmo tendo uma estratégia que segue as condutas do White Hat, em determinados momentos, pode utilizar técnicas de Black Hat para “cortar caminho” e ter um posicionamento rápido.
SEO Black Hat: estas são as práticas ruins e que não respeitam as regras do Google, portanto, é a técnica que acaba por explorar as palavras-chave em demais e com conteúdos sem qualidade, além de eventualmente encontrar brechas nos algoritmos do Google para um rankeamento rápido.
Sobre o Autor
0 Comentários